A Armadura de Deus


O Apóstolo Paulo, um dos grandes pioneiros e líderes da Igreja Primitiva, comparou a vida de um cristão à de um soldado: "Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Cristo Jesus", escreveu a um jovem.1 Quando alguém se junta ao exército em tempo de guerra, prevê ir para a guerra. Se quiser sobreviver, levará o seu treinamento a sério e aprenderá tudo o que puder sobre as suas armas e como usá-las habilmente.
Na época de Paulo, o Império Romano governava o mundo conhecido e as armaduras e armas das legiões romanas eram o supra-sumo. Para a nossa guerra do espírito, Deus equipou-nos com algo muitíssimo melhor do que os mais modernos armamentos de alta tecnologia - armas espirituais. "As armas da nossa milícia não são carnais" - não são deste mundo - "mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas",2 as fortalezas espirituais que o Diabo tenta estabelecer nos corações e nas mentes das pessoas.
Por isso Paulo admoestou os primeiros cristãos através de carta: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. E orai em todo o tempo com toda a oração e súplica por todos os santos".1
Vamos observar melhor o que estes versículos estão dizendo:
Ao receber Jesus, você vestiu o capacete da salvação, uma parte da armadura que nunca poderá tirar ou perder. Depois que pediu-Lhe para entrar em seu coração, é dEle para sempre. Por mais que o Diabo o ataque, nunca conseguirá conquistá-lo nem recapturá-lo. Jesus disse: "Meu Pai, que as deu a Mim [as pessoas que acreditam nEle], é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos dEle".2
A couraça da justiça. Justiça de quem? "A justiça que vem de Deus pela fé".3 Mesmo que tenha recebido Jesus, você ainda não é perfeito nem justo, ainda tem falhas e comete pecados. Mas a diferença é que o sacrifício de Jesus na cruz e o derramamento do Seu sangue por você lhe traz o perdão e o limpa de todo o pecado.1 Ao confessar-Lhe as suas falhas e erros, e aceitar e receber por fé o perdão que Deus lhe oferece, está se revestindo da justiça dEle. Então, quando o Diabo atacá-lo mostrando seus defeitos e falhas, pode contra-atacar dizendo: "É verdade, sou um pecador mesmo, mas Jesus me perdoa e me dá a Sua justiça!"
Quando falar aos outros sobre Jesus e partilhar o Seu amor com eles, estará pregando o Evangelho da paz. Pode ser surpreendente mas esta é uma das suas melhores proteções: Deus abençoa aqueles que espalham as Boas Novas. Quando você compartilha as amorosas Palavras de Deus com os outros, elas se arraigam mais no seu coração e vida. Ao fortalecer os outros, o seu próprio espírito ficará mais forte.
O que o protege das mentiras mortais do diabo? A fé! Ao estudar a Palavra de Deus e aplicá-la à sua vida diária, o seu "escudo de fé" irá crescer tornando-se um grande campo de força à sua volta que o inimigo da sua alma não poderá penetrar. Isso não significa que nunca terá dificuldades, mas que não irá sucumbir a elas, porque terá fé nas promessas de Deus que se encontram na Bíblia, segundo as quais Ele estará com você e o ajudará em toda e qualquer situação.
Por último, mas não menos importante, é a sua arma de ataque: a Palavra de Deus, a espada do Espírito, "viva e eficaz".2 Ela é imbatível! Quando você trava uma batalha no seu coração e mente, Satanás está tentando atingir o seu espírito com um golpe mortal de desencorajamento, negativismo, confusão, desespero devido à pressão, preocupação estressante, ou qualquer um dos seus outros ardis, e a sua única esperança é lançar um contra-ataque. Desembainhe a espada do Espírito! Saque um versículo ou promessa e firme-se nela. Foi isso que Jesus fez quando o Diabo O tentou no início de Sua missão na Terra. Ele simplesmente citou as Escrituras: "Está escrito....".1 O Diabo não consegue enfrentar o poder da Palavra de Deus, e sempre que isso acontecer ele vai dar meia-volta e bater em retirada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário