Sentindo o aperto


Uma vantagem dos períodos atribulados é que nos aproximamos mais de Deus por nos aproximarmos mais de Jesus, o nosso Salvador e Amigo. Ao buscarmos segurança e proteção nos Seus braços achamos mais do que procuramos. Ele nos ama com um amor eterno e incondicional, tem tanto para nos dar e deseja nos ajudar de muitas maneiras. Ele quer passar tempo conosco e anseia nos ter por perto, sempre ao Seu lado, para nos ensinar e nos fazer mais semelhantes a Ele.
Infelizmente, é inerente à natureza humana não sentir uma grande necessidade de Deus e da Sua ajuda e força nas nossas vidas quando tudo corre bem. Quando tudo corre como queremos, muitas vezes ficamos com a idéia errônea de que somos fortes e auto-suficientes, e que não precisamos dEle. Temos uma vida feliz, sucesso, então não precisamos de ajuda... ou interferência.
Nós não vemos o que estamos perdendo, mas Ele sim. Deus sabe que realmente precisamos dEle e sabe como tem muito mais a nos oferecer se dependermos dEle.
O Senhor quer nos ensinar a nos apoiarmos nEle e a nos beneficiarmos da Sua força, que é infinitamente maior do que a nossa. Mas como é que Ele pode fazer isto se O ignoramos ou O afastamos das nossas vidas?
Se não tivéssemos problemas ou provações não sentiríamos necessidade de ter Deus, não buscaríamos refúgio nos Seus braços nem aprenderíamos a achar forças e consolo na comunhão com Ele e no estudo da Sua Palavra.
Pode não lhe parecer uma boa notícia, mas é: Deus não somente permite os sofrimentos, mas muitas vezes os manda. Ele os faz sob medida para nós e com o único propósito de aproximarmo-nos dEle. Permite esse aperto para que invoquemos a Sua ajuda. Não o faz com o propósito de nos machucar ou nos punir, mas para nos fortalecer. Ele sabe que, quando dependemos dEle, a nossa força espiritual e capacidade de nos recuperarmos das dificuldades da vida aumentará, e quanto mais nos aproximarmos dEle, mais como Ele nos tornaremos e, no final, nos sentiremos muito mais felizes e realizados.
Se nos momentos de provação e tribulações recorrermos a Jesus, Ele nos mostrará o quanto nos ama. O problema pode não desaparecer imediatamente, mas o Senhor nos dará "a paz de Deus, que excede todo o entendimento", e nos ajudará a valorizar o bem que está causando em nossa vida.1 É como dizem: "Se não houvesse noite, não poderíamos ver as estrelas."
Quando estamos humildes, quietos e admitimos que precisamos de Deus, Ele pode intervir e nos ajudar. Quando estamos vazios, pode nos encher, e quando admitimos que somos incapazes Ele pode enviar o Seu poder para operar através de nós, para assim fazermos aquilo que nos seria impossível na nossa própria força.
Tempos difíceis nos tornam mais profundos. Ajudam-nos a sair do plano superficial da rotina diária e da correria desenfreada da dita vida moderna e nos conduzem à mais profunda esfera da vida espiritual.
Experimentar o poder de Deus nos ajudando a superar os períodos difíceis, dá-nos fé e esperança de que Ele vai cuidar de nós em qualquer tempestade que venhamos a enfrentar. "A tribulação produz perseverança; a perseverança, experiência e a experiência, esperança".1


        A vida nasce do esforço. Para entrar neste mundo, o bebê tem que deixar o conforto e a segurança do ventre e fazer uma difícil e arriscada passagem pelo estreito canal do nascimento. Para uma águia poder voar pelos céus, tem que abrir caminho para fora do ovo com bicadas e empurrões. Antes de uma borboleta poder nos maravilhar com as suas cores e graça, tem de se libertar de seu casulo.

*
        Não deveríamos fugir dos problemas, nem nos acovardarmos quando surgem. Devemos pedir a Deus que nos eleve acima deles nas asas da oração.

*
        Como um diamante não pode ser lapidado sem fricção, sem ser aparado, raspado e polido, uma vida não pode ser elevada ao seu maior potencial sem passar por algumas dificuldades.

*
Pressionado ao máximo e por todo o lado,
Pressionado até as forças terem quase acabado;
Pressionado no corpo e pressionado na alma,
Pressionado na mente até perder toda a calma;
Pressionado por amigos e também por inimigos,
Pressionado a tal ponto que parece um castigo;
Pressionado a amar a correção vinda do Pastor,
Pressionado a ver em Deus meu único auxiliador;
Pressionado à liberdade de a nada me agarrar,
Pressionado a ter a fé para o impossível alcançar;
Pressionado a viver uma vida para Deus,
Pressionado a viver como Cristo, a ser Seu!
-Walter B. Knight


        Se alguma vez sentir que as provas, tribulações e testes são insuportáveis e que você não agüenta mais, lembre-se que Deus é maior do que tudo isso! Entregue-os a Ele!
-David Brandt Berg (D.B.B.)

*
        Uma vez, um menino tentava com bastante dificuldade levantar um móvel muito pesado, quando o pai entrou no quarto e, notando o seu esforço, perguntou-lhe:
        - Você está usando toda a sua força?
        - É claro que estou! - exclamou impacientemente o menino.
        - Não está não. Você ainda não me pediu ajuda!

*
Dá-me uma tarefa grande demais,
Muito difícil de realizar.
Então a Ti, Senhor, vou recorrer,
E em Ti forças achar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário